Aumento de 40% em matrículas na Faculdade Unicesumar representa avanço da educação superior em Canaã. Ex-aluno da instituição relata o diferencial de um diploma em sua vida

O emprego dos sonhos, a casa própria, o carro próprio, viagens nas férias, um salário compatível com as suas necessidades. Essas são algumas das conquistas pessoais que Eliomar Borges, de 45 anos, mais se orgulha. Todas as manhãs, ela acorda bem cedo, segue para o trabalho e começa a tomar decisões importantes na empresa da qual é funcionário.

O profissional conta à reportagem que está na empresa há quase 13 anos. Trabalhando naquele espaço, ele sentiu que poderia pensar em voos mais altos. “Vi oportunidades. Notei que as pessoas ali, com o tempo, cresciam e eu quis isso para mim.”

Há alguns anos, ele procurou a Faculdade Unicesumar para se inscrever no curso de Processos Gerenciais. Eliomar trabalhava o dia inteiro, resolvia coisas de sua vida, mas não deixou os estudos de lado nem por um segundo. Assistia todas as aulas, fazias provas e virava noites com o rosto nos livros para compreender as próximas matérias.

Ao longo de dois anos e meio, esforço, dedicação e apoio da instituição foram fundamentais para o tão sonhado diploma. “Não foi fácil. Devido à falta de tempo para ir a sala de aula todos os dias e a deficiência de ensino em Canaã dos Carajás, optei pela Unicesumar e não me arrependi. Na época, o polo era em Eldorado e, nos dias de aula presencial, saía no meu carro às 16h30 e só chegava em casa por volta da meia noite.”

Questionado sobre o método de ensino utilizado pela faculdade, Eliomar é só elogios.” A Unicesumar é uma instituição de ensino espetacular; aprendi muito. Tentei estudar antes numa presencial, mas só gastei dinheiro e o aprendizado foi pouco. Tiro o chapéu para os professores e tutores da Unicesumar pela facilidade de repassar o conhecimento que eles têm.”

Eliomar Borges: “Tiro o chapéu para os professores e tutores da Unicesumar pela facilidade de repassar o conhecimento que eles têm.”

Graduado, o profissional foi promovido na empresa e explicou que o salário aumentou cerca de 40% “Com o diploma na mão, você se sente mais seguro para tomar decisões. Aliado ao conhecimento acadêmico, vem os anos de experiência sobre os processos da empresa.” Eliomar explicou que o crescimento não foi de uma hora para outra, mas gradativo e que continua a acontecer. “Tenho uma proposta de transferência que está sendo analisada. Acredito que sempre devemos buscar melhorias profissionais e pessoais.”

Apesar de todas as conquistas que já teve, Eliomar acredita que continuar estudando é fundamental. “Pretendo levar adiante os estudos e me qualificar ainda mais. O meu plano é começar, ainda em 2020, o curso de Administração de Empresas, que é a minha área. Tenho certeza que vai me ajudar ainda mais no cotidiano.”

Faculdade Unicesumar

Instituição de ensino a distância com nota máxima no Ministério da Educação, a Unicesumar em Canaã dos Carajás é destaque absoluto. Atualmente, mais de 500 alunos são atendidos pela faculdade. Ao todo, mais de 80 cursos de graduação e mais de 90 de pós-graduação são oferecidos pela instituição. Engenharia de Produção, Serviço Social, Pedagogia, bacharelado e licenciatura em Educação Física e Logística estão entre os mais procurados.

Em pouco mais de um ano, a Unicesumar teve um aumento de 40% em matrículas. Em entrevista, a coordenadora do polo local, Venuzia Fernandes, destacou as razões para o aumento da procura por um curso superior na instituição. “Há uma demanda cada vez maior por qualificação em Canaã. As pessoas percebem que, se não estiverem aptas para o mercado de trabalho, outros virão e ocuparão os seus cargos. Acredito que isso, aliado ao fato da Unicesumar ter um diferencial no atendimento, no método de ensino – que é bem prático e simples de se compreender, contribuem para esse aumento significativo de matrículas. Acredito que a tendência é de aumento desses números.”

A coordenadora lembrou ainda que a faculdade sempre traz diversas promoções para novas matrículas e, também, para quem já estuda lá. “Entre os dias 2 e 13 de março, quem se matricular na Unicesumar vai ter um desconto de 50% em qualquer curso que escolher. É uma promoção que visa dar maior suporte e incentivar os nossos novos alunos nos estudos. E também temos promoções voltadas para quem já está conosco. Por exemplo, se a pessoa indicar alguém, tem um desconto de 40% na próxima mensalidade. Assim, todos ganham” finalizou Venuzia.

O polo da Unicesumar em Canaã dos Carajás fica localizado na avenida Weyne Cavalcante, Centro, altos do Banco do Brasil.  

(Reportagem: Kleysykennyson Carneiro)