Seja pra cozinhar, lavar os pratos, tomar banho, degustar um suco… a água é o principal fator de nossa subsistência. De acordo com pesquisas, o corpo humano “compõe até 60% do homem e 50% da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do corpo”.

A falta de hidratação pode acarretar sérios problemas de saúde. Antônia Pereira é comerciante, ela tem um box na feira do produtor em Canaã dos Carajás. Ela diz que não tem o hábito de beber água, porque esquece, e acaba sentindo fortes dores de cabeça, o que lhe prejudica durante o seu horário de trabalho. O movimento do trabalho é o que causa esse esquecimento da dona Antônia. Atividades, ir e vir… e o atendimento aos clientes, mas ela sabe o risco que corre quando deixa de beber água.

Continua depois da publicidade

” A água é fonte de vida, no meu caso eu sinto meu organismo ficar lento. Eu preciso manter a mente ligada para sempre ingerir água, mesmo não sentindo sede. “, diz dona Antônia.

De acordo com um artigo publicado pela Acta Portuguesa: ” Uma inadequada hidratação promove dores de cabeça, irritabilidade, fraco desempenho desportivo, e reduzida função cognitiva, quer crianças, quer adultos “.

Vale lembrar que, é importante diminuir a quantidade de açúcar que são colocados dentro d’água pra tomar um suco, ou evitar ingerir refrigerante, esse último é o que mais contém açúcares.

De acordo com a organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade exagerada de açúcar ” Pode causar desenvolvimento do excesso de peso e obesidade.”

Uma recomendação dos nutricionistas, evitar o alto nível de consumo de sacaroses, e andar sempre com uma garrafinha de água para hidratação do corpo.

E você? Já tomou água hoje?

( Por: Neryan Da Hora, referências: Acta Portuguesa, e G1 Bem star)

Publicidade