Com o objetivo de evitar a proliferação da dengue, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), intensifica as ações de combate e prevenção da doença em vários bairros da cidade. No início do ano, as equipes de combate às endemias visitaram centenas de residências com o intuito de fazer um levantamento do índice de infestação na cidade.

Uma vez pronto, o relatório indicou às equipes quais bairros apresentavam maior risco de infestação e, nestes locais, o trabalho segue acontecendo de forma mais intensa. As equipes da Semsa visitam as residências eliminando focos do mosquito e orientando os moradores sobre as formas de prevenção.

Douglas Pacheco, coordenador de Vigilância e Saúde do município, falou sobre o trabalho realizado pelas equipes. “São visitas de rotina que acontecem diariamente nos imóveis. É bom destacar que esse serviço não para nunca, acontece ao longo de todo o ano, mas no período das chuvas é importante que o trabalho seja intensificado, visto que o acúmulo de água nas residências faz com o que os mosquitos se reproduzam. Nas casas, as equipes fazem a eliminação mecânica e química de reservatórios e focos do mosquito, além de orientarem os cidadãos.”

O coordenador alertou sobre a importância da colaboração mútua no combate às endemias. “É fundamental que a população faça a sua parte e evite o acúmulo de lixo e entulho nas residências. O bem estar do município não depende só do governo, mas sim de todos. Com o apoio dos cidadãos, a luta contra as endemias será mais efetiva.”

Vale lembrar que além da dengue, o trabalho das equipes de saúde também impede que endemias como a chikungunya, zika e leishmaniose se espalhem pelo município.

Publicidade