A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA/Redenção), deflagrou uma operação de combate a crimes ambientais na Fazenda 1200, localizada no município de Ourilândia do Norte, na manhã desta sexta-feira, 4.

No local foram apreendidos aproximadamente R$30 mil em ouro e 2 vasilhames com uma média de 300 ml de mercúrio em cada. Também foram encontradas aproximadamente 40 máquinas, que são utilizadas para degradação do garimpo e ainda permanecem no local.

>

O objetivo da operação foi investigar a invasão de terras e crimes ambientais praticados em uma área de preservação ambiental dentro da fazenda, a qual foi deflagrada após investigações da Ouvidoria Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Marabá, junto do Ministério Público Estadual.

Segundo o Delegado da DECA Antônio Mororó, a área de garimpo é extensa e está bastante degradada. “Durante a operação verificamos a prática de diversos focos de incêndio na área ambiental, sendo esta, imensurável objeto de garimpo para eles”, ressaltou.

A operação foi coordenada pela DECA Redenção em conjunto com Polícias Civis da Superintendência Regional de Araguaia, Delegacia de Ourilândia do Norte e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Publicidade