Serra Pelada não poderia ficar de fora da Mobilização Nacional de Vacinação contra gripe. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensificou a imunização com a realização do dia D, no sábado (18).

Para alcançar o maior número de pessoas, a secretaria mobilizou mais de 20 profissionais da saúde para atuar no distrito em quatro locais de vacinação: Santa Casa, Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Serra Pelada (Comigasp), Praça da Juventude e na escola municipal Rita Lima. Cerca de 200 pessoas receberam a dose da vacina. Pessoas com dificuldades de locomoção também receberam a imunização a domicílio por uma equipe da Santa Casa. Desde o início da campanha, Serra Pelada já registrou a aplicação de 800 doses da vacina.

>

Com o dia D, Curionópolis avançou na meta atingindo 67% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha encerra no próximo dia 31. Os que estão incluídos no perfil do público-alvo devem procurar uma unidade de atendimento mais próxima da sua residência e levar a caderneta de vacinação para a atualização. 

O município também faz um apelo para que idosos e mulheres que estão no pós parto até 45 dias, procurem os postos de saúde para receberem a dose da vacina. São alvo da campanha idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós parto até 45 dias, trabalhadores de saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de policiais civis, militares e bombeiros.

Os postos de vacinação na zona urbana são: CRAS Jardim Panorama; ESF Bairro da Paz; ESF Planalto; ESF  Rio Grande do Sul; PSF 31; ESF Miguel Chamon.

Comunidades rurais

Todas as comunidades da zona rural também terão acesso a campanha de imunização contra gripe. Durante período de 21 à 29 de maio, equipes da Secretaria de Saúde realizarão mutirão nas vilas para alcançar um número maior de pessoas.

(Ascom – Serra Pelada)

Publicidade