O presidente da COOMAB Juscelino, junto com os representantes da Câmara Municipal de Curionópolis, vereadores Junior da Mariana, Magno Santos, Italo Duarte, membros da comissão de mineração da câmara, juntamente com uma comissão de produtores de minério do Alto Bonito composta por Luciani Borges, Regis Araujo, Gildene e Valmir Macedo, foram recebidos na sede da Prefeitura de Marabá pelo vice prefeito Dr Toni Cunha.

Em uma conversa amistosa e com várias sugestões, foram tratados assuntos referentes a extração de manganês na Serra do Sereno, polígono Alto Bonito, município de Marabá.

Dr Tony, representando o prefeito Tião Miranda, enfatizou que não apoia a extração ilegal, mas se prontificou em enveredar todos os esforços para a regularização da atividade, que acontece na extensão territorial de Marabá.

Os vereadores solicitaram apoio institucional do poder público do município no sentido de participarem do debate com a empresa Vale, que já está em conversação com a diretoria da COOMAB, com a Comissão de Mineração da Câmara e com o grupo de mineradores.

Seguindo a agenda, aconteceu também outra reunião com o presidente da Associação Comercial de Marabá (ACIM), Italo Ipojucan, que abriu a conversa  informando que sua luta em torno da questão mineral é a verticalização  e a parceria entre grandes e pequenos mineradores que geram emprego e renda.

Ficou definido que a associação comercial de Maraba irá defender o modelo de funcionamento proposto pela COOMAB.

O presidente da entidade se comprometeu diante das partes envolvidas que a COOMAB cumprirá todas as normativas pertinentes a legislação mineral.