Carregadores e cabos podem representar perigo se utilizados de forma inadequada

É comum vermos as pessoas utilizarem seus aparelhos de celulares enquanto estão carregando a bateria na tomada, principalmente entre os jovens, que passam muito tempo conectados ao celular. Porém, esse hábito pode trazer sérios danos se não forem tomadas medidas de precaução

Continua depois da publicidade

O perigo é causado porque quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria aumenta a temperatura automaticamente. Por isso, é necessário tomar cuidados para evitar o superaquecimento, que pode levar à explosão. O ideal é não utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver com condições de calor extremo

O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, reforça os riscos dessa prática. “Nesses casos, o carregador funciona como um transformador de energia e se falhar, pode acontecer uma descarga da rede elétrica e a pessoa levar um choque. O risco é maior ainda em dias de chuva devido a possíveis descargas elétricas intensas. Outra dica muito importante é não mexer no aparelho enquanto carrega se estiver com o corpo molhado”, destaca o executivo.

Uma recomendação que deve ser levada em conta é utilizar carregador e cabos originais do aparelho, devido às diferentes configurações de voltagem e amperagem entre os modelos, que podem oscilar nos equipamentos. “Evite utilizar carregadores falsificados, sem garantia de certificação. Quando for necessário carregar o celular e não estiver com o carregador, é mais seguro utilizar o cabo USB carregando em um computador, pois ele envia menos energia, mesmo que demore um pouco mais”, explica Alex.

Outro ponto importante é jamais utilizar itens malconservados, como baterias inchadas, com um formato diferente da original, pois elas carregam muitos componentes químicos que podem vazar e causar danos às pessoas.

Também não se pode deixar o celular carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinhas, e propícios a incêndios, como as camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados.

De acordo com o executivo, o cuidado com a rede doméstica também é crucial para evitar qualquer acidente dessa natureza, seja com celulares ou outros equipamentos eletrônicos. “Toda rede elétrica e as tomadas têm um prazo de validade, geralmente de cinco anos. Após esse período, é necessário fazer a manutenção. É muito importante não sobrecarregar a rede da sua residência”, finaliza. 

Publicidade