Paciente tinha 48 anos, problemas pulmonares e foi atendido em um hospital particular da cidade. Morte ocorreu no dia 9 de abril, mas a positividade para covid só foi confirmada na noite desta terça (14)

Canaã dos Carajás registrou, no final da noite desta terça-feira (14), o primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus. O paciente foi internado em um hospital particular da cidade no dia 28 de março com problemas respiratórios, mas como já tinha histórico de doenças pulmonares acabou não sendo contabilizado como caso suspeito. No dia 2 de março, foi transferido para uma UTI em Parauapebas, local em que começaram a suspeitar de covid, tenho recolhido material para exame.

Infelizmente, o paciente morreu no dia 9 de abril. O resultado do exame, no entanto, só saiu nesta terça, sendo que a Secretaria Estadual de Saúde divulgou a morte e informou que ela deveria ser contabilizada como caso de Canaã dos Carajás, visto que o paciente começou a ser atendido no município.

O paciente que veio a óbito tinha 48 anos. Até o momento, Canaã não tinha nenhum caso confirmado da doença, o que causa ainda maior estranheza e medo na população. É possível que o vírus já circule no município há pelo menos 15 dias.

A prefeitura de Canaã já emitiu uma nota sobre o caso. Confira abaixo:

A prefeitura de Canaã dos Carajás já está em contato com o Hospital 5 de Outubro para averiguar o histórico do paciente de 48 anos vítima da Covid-19, que consta como residente em Canaã dos Carajás.

O paciente deu entrada no serviço privado de saúde no dia 28 de março e já tinha histórico de doença pulmonar. Por isso, a princípio, o caso não tratava de suspeita de Covid-19, mas de agravamento do quadro já existente.

Com a piora do estado de saúde, o paciente foi transferido para uma UTI em Parauapebas, onde foi notificada a suspeita, posteriormente confirmada, e o paciente veio a óbito.

A prefeitura de Canaã também investiga se de fato o paciente residia em Canaã, sendo que já recebeu informações de que ele tinha residência em outro município, e estava em visita à Canaã, onde possui negócios. À medida que a administração obtiver, com precisão, todas as informações relativas ao caso, repassará à imprensa e a sociedade, com a mesma transparência que tem tratado o tema desde o início do enfrentamento à pandemia.

Publicidade