OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A expressão é antiga, mas nunca se fez tão necessária: é preciso quebrar muros e construir pontes para conectar pessoas e ideais. Em Canaã dos Carajás, a Terra Prometida, muros dividem lados opostos de uma mesma sociedade. A proposta é que os escombros dos muros quebrados sirvam para erguer as pontes. O que pode parecer impossível, é perfeitamente plausível quando se tem em mente alguns fatores.

Todos os lados envolvidos no debate querem a mesma coisa: que Canaã continue a crescer e se torne o modelo de cidade que está destinada a ser. Em determinados momentos, pode-se até discordar dos caminhos escolhidos, mas o desejo final de todos os envolvidos é uma cidade ainda melhor para se viver. Ainda não vi ninguém que vá contra este pensamento: Canaã tem um potencial enorme, cresceu muito nos últimos anos e precisa ser ainda melhor para todos.

>

A dicotomia entre o bem e o mal que hoje divide o Brasil não pode ser um modelo copiado em Canaã. Há provas cada vez mais consistentes do quanto o Brasil regrediu desde a polarização absurda da política nos últimos anos. A oposição é essencial em qualquer regime democrático, mas é preciso ter em mente que estar do lado oposto não significa estar em guerra contra quem pensa diferente.

A oposição ou as oposições precisam compreender o seu papel e a política não pode ser o eterno binarismo de quem está dentro e quem está fora. Ironicamente, o Brasil está cada vez mais desprotegido com tantos muros erguidos entre seu povo.

Sim, os escombros dos muros caídos servem para que belas pontes sejam construídas no futuro. O diálogo já se provou ser mais eficiente do que a guerra. Canaã precisa voltar a ser uma cidade de união, com oposições que compreendam que o caminho mais efetivo para uma cidade melhor é, e sempre será, a paz.

Se todos querem o mesmo céu, construam, então, uma ponte até ele com diálogo, compreensão, consciência política, bom senso, autocrítica e reconhecimento. Mãos dadas costumam significar mais do que dedos apontados.

Já chega de muros.

Publicidade