A programação reunirá quadrinhos, contação de histórias, rodas de conversa com escritores e concurso. O “Esquadrão Amazônia” aterrissa na Casa da Cultura em oficina de gibi com o desenhista Alan Yago, parceiro de Joe Bennett (que já trabalhou tanto para os estúdios de produção da Marvel e da DC). A agenda contará também com a participação de escritores como o canaãnense, Pedro Luiz e o poeta, escritor e contador de histórias tradicionais indígenas, Tiago Hakiy, além de outros artistas.

A 1ª Semana do Livro da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás iniciou nesta segunda e se estende até o dia 25 deste mês, em comemoração à Semana do Livro celebrada entre 23 e 29 de outubro. A Casa é um equipamento cultural gerido pela Fundação Vale e mantido pela Vale, por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cidadania.

De segunda à sexta-feira haverá uma programação diferente (confira abaixo). E ainda como outubro é mês do aniversário da cidade, será lançado um concurso cultural em homenagem à Canaã. O concurso envolverá estudantes da rede municipal de ensino afim de expressar suas percepções sobre o lugar onde moram em três categorias: desenho, redação e fotografia. A semana ainda será marcada pela assinatura da ata de inauguração da Fundação da Academia de Letras do Brasil (ABL), seccional Canaã dos Carajás composta por escritores e artistas locais.

Confira toda programação abaixo:

Segunda-feira (dia 21/10)

– Oficina de Produção de Quadrinhos
Os participantes irão aprender desde a criação de personagens até as técnicas de produção de Quadrinhos.
Dia: 21 a 25 de outubro
Horário:  9h às 12h – escola Adelaide Molinari (Vila Planalto) e à tarde, das 14h às 18h,  na Casa da Cultura.

Terça-feira (dia 22/10)

– Conversa e mediação de leitura com escritor canaãnense Pedro Luiz
Pedro Luiz é autor de diversos livros, além de ser professor da rede municipal de Canaã dos Carajás. Para esta leitura mediada, conversará com os alunos sobre seu livro que conta a história de uma gatinha chamada “Macumba”.
Horário: 9h

– Contação de história com artista Celeste Mendes da Silva
Nome do Livro: A vingança da Égua 
Horário: 15h

Quarta-feira (dia 23/10)

– Lançamento do concurso cultural “Minha Canaã”
Categorias: Desenho, Redação e Fotografia.
Horário: 18h

– Palestra Esquadrão Amazônia
O “esquadrão Amazônia”, projeto conjunto dos quadrinistas paraenses Alan Yango e Joe Bennett (que já trabalhou tanto para a estúdio da Marvel quanto para a DC)

Horário: 19h


Quinta-feira (dia 24/10)

– Contação de história com Daniela Fossaluza
Ela é atriz e integrante do “Costurando Histórias”, que transforma livros infanto-juvenis em tapetes tridimensionais, cenários de pano interativos onde os personagens das histórias vivem suas aventuras.
Horário: 9h às 10:30h (duas sessões de 45min)

– Pé de livro com mediação de leitura com Instituto de Arte Tear (RJ).
No pé de livro é possível descobrir narrativas, brincar com as palavras, conhecer personagens e se deliciar com os lúdicos e deliciosos frutos da leitura.
Horário: 14h30 às 16h30 (duas sessões de 1h)

– Fundação da Academia de Letras do Brasil – seccional Canaã dos Carajás.
Inauguração da Fundação da Academia de Letras do Brasil (ABL), seccional Canaã dos Carajás composta por escritores e artistas locais.
Horário: 18h

– Conversa para educadores com escritor e poeta Tiago Hakiy
É escritor amazonense descendente da tribo Sateré-Mawé. Autor de mais dez livros, entre eles o ‘Noçoquém – A floresta encantada’. Já foi ganhador do concurso Tamoios, realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Horário: 19h

Sexta-feira (25/10)


– Conversa para crianças com escritor e poeta Tiago Hakiy
Horário: 9h

– Contação de história com Educadores do Instituto de Arte Tear (RJ)
Incorporando a temática amazônica, os arte-educadores do Tear contam e narram histórias passeando por diversas linguagens da arte (teatro, dança, música e artes visuais)
Horário: 10 às 10h30

Publicidade