Após os trabalhos de terraplanagem e mistura asfáltica, a estrada vicinal que liga Canaã dos Carajás até a BR-155, entre os municípios de Eldorado e Xinguara, começou a receber a capa asfáltica, nesta segunda-feira, 31. Nessa primeira etapa, serão pavimentados 17,6 km do trecho que liga o município ao Posto 70. A obra feita com recursos próprios deve ser entregue até o fim do ano, segundo a Prefeitura de Canaã.

A Rodovia Transcarajás é uma das demandas mais antigas da região sudeste paraense, ligando Canaã ao estado do Tocantins, pelo vilarejo de São José do Araguaia, o conhecido Pontão, indo até o município de Araguaína.

>

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito, Jeová Andrade, no dia 26 de maio de 2020. A obra, orçada em R$ 45 milhões, faz parte do Programa Pacto por Canaã que prevê terraplanagem, drenagem, asfalto e sinalização horizontal e vertical.

De Canaã até o Posto 70 são 48 km de estrada vicinal. A prefeitura informou que deu início ao processo de licitação para asfaltar o restante da via que seria um pouco mais de 30 km. Para a pavimentação do restante da Transcarajás até o Pontão, no Tocantins, o município espera contar com o apoio do Governo do Estado que se comprometeu em fazer um investimento de R$ 60 milhões, através do Programa Governo por Todo o Pará.

Integração

A construção da Transcarajás representa o fortalecimento da economia e o desenvolvimento social dos municípios do sudeste paraense. A pavimentação até a divisa do Pará com o Tocantins reduzirá o tempo de acesso aos municípios da região e principalmente, integrará o sudeste paraense com as demais regiões do Brasil, através da Belém-Brasília.

(Informações: Blog do Zé Dudu)

Publicidade