A prefeitura de Canaã dos Carajás confirmou mais 33 casos de Covid-19 neste sábado (9) no município, sendo 32 detectados por testes rápidos e mais um em laboratório de referência. São 15 mulheres e 18 homens. Todos estão em isolamento domiciliar.

É importante destacar que os resultados dos testes rápidos realizados em Canaã não aparecem no Boletim Estadual, que só registra os casos analisados nos laboratórios de referência. No entanto, a prefeitura entende que é importante e transparente apresentar esses números à sociedade, ainda que, em alguns casos, sobretudo nos mais leves, não seja realizada a contra-prova. A utilização de testes rápidos diminui a subnotificação, que tem sido um problema mundial, e ajuda a nortear as medidas de enfrentamento.

Canaã ainda tem nove casos suspeitos, que aguardam exame laboratorial. Outros 22 casos foram descartados. O número de pacientes recuperados agora é de 21 e há dois óbitos, sendo um deles importado de outro município. Nesta sexta-feira, houve um óbito suspeito, de uma mulher de 62 anos, que estava na Unidade de Internação do Novo Brasil. A prefeitura de Canaã aguarda o resultado do exame laboratorial da paciente.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) informa que há 7.018 casos confirmados de covid-19 no Pará, com 610 óbitos.

Publicidade