Será que o City tem mais qualidades que seu colega Civic?
Dois dos exemplares mais populares e vendidas da Honda são o Honda City e o Honda Civic. Tratam-se de modelos que caíram no gosto do público e tiveram uma excelente recepção no mercado brasileiro. Cada qual possui suas peculiaridades, seus pontos fortes e seus pontos fracos. De todo modo, dado o renome de ambos, a comparação é inevitável.

Mas será que o Honda City é melhor que o Civic? Ou será que o Civic leva a melhor nessa “disputa”? É o que será abordado no decorrer deste artigo.
Ficha técnica completa do Honda City 2020
Veja abaixo a ficha técnica completa do Honda City, em sua versão 2020:
Motor: 1.5 i-VTEC
Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 1497
Válvulas: 16
Taxa de compressão: 11,4:1
Injeção eletrônica de combustível: Multiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)
Gasolina: 115 cv @ 6000 rpm / Etanol: 116 cv @ 6000 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)
Gasolina: 15,2 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 15,3 kgfm @ 4800 rpm
Transmissão: Manual 5 marchas / CVT 7 marchas
Freios: Disco ventilado / Tambor
Direção: Elétrica
Suspensão Dianteira: McPherson, independente com barra estabilizadora
Suspensão Traseira: Eixo de torção
Rodas: Aço ou Liga Leve aro 15 polegadas / Liga Leve aro 16 polegadas
Pneus: 185/60 R15 / 185/55 R16
Comprimento total (mm): 4455
Largura sem retrovisores (mm): 1695
Altura (mm): 1485
Distância entre os eixos (mm): 2600
Porta-malas (litros): 536
Tanque (litros): 46
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg): 350 (MT), 383 (CVT)
Peso em ordem de marcha (kg): 1076 (MT), 1137 (CVT)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx): ND
Ficha técnica completa do Honda Civic 2020
Veja logo adiante a ficha técnica completa do Honda Civic 2020:
Motor: 2.0 i-VTEC
Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 1997
Válvulas: 16
Taxa de compressão: 11:1
Injeção eletrônica de combustível: Multiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484): Gasolina: 150 cv @ 6300 rpm / Etanol: 155 cv @ 6300 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484): Gasolina: 19,3 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 19,5 kgfm @ 4800 rpm
Transmissão: Tipo Manual 6 marchas / CVT 7 marchas
Freios: Disco ventilado / Disco
Direção: Elétrica
Suspensão Dianteira: McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira: Multilink
Rodas: Liga Leve aro 17 polegadas
Pneus: 215/50 R17
Comprimento total (mm): 4637
Largura sem retrovisores (mm): 1799
Altura (mm): 1433
Distância entre os eixos (mm): 2700
Porta-malas (litros): 525 (MT) 519 (CVT)
Tanque (litros): 56
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg): 420 (MT), 404 (CVT)
Peso em ordem de marcha (kg): 1275 (MT), 1291 (CVT)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx): ND
Motorização do Honda City e o Honda Civic
Observando as fichas técnicas de ambos os modelos, que apresentam a mesma faixa de preço, o que permite uma comparação mais justa e mais detalhada.
Cabe dizer que os dois exemplares não possuem o pedal da embreagem. De fato, o Honda City conta com um câmbio CVT, que simula sete velocidades, aliado a um motor 1.5 de 116 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque.
Por outro lado, o Civic é devidamente paramentado com uma transmissão automática, unida a um motor 1.8 de 140 cavalos de potência e um torque de 17,7 kgfm. Sendo assim, é ponto para o Honda Civic, por ser dotado de uma potência maior.
Quem leva a melhor em termos de desempenho?
Mais uma vez aqui o vencedor é o Honda Civic. De fato, o City perdeu feio para o Civic nesse quesito. Ele levou cerca de 11,3 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto que o Civic precisou de apenas 10,5 segundos para chegar na mesma velocidade.
Ademais, a motorização do Honda City não é tão estimulante e, ao que tudo indica, fica atada a baixas rotações. O câmbio CVT de relações ininterruptamente variáveis reforça a comodidade do motorista e as aletas que ficam na parte de trás do volante aumentam o grau de esportividade do modelo.
No entanto, aqueles que desejam realmente desfrutar desse atributo devem dar preferência ao Civic. Apesar dele não possuir aletas, seu motor é excelente mesmo nas baixas rotações e o câmbio concretiza trocas consideravelmente suaves.
Consumo de combustível
Ainda que tenha uma cilindrada menor, o Honda City se deu mal no consumo de combustível, fazendo cerca de 7,7 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Já o Civic, por sua vez, ainda que contem com um motor maior, foi capaz de fazer algo em torno de 8,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, tudo isso por causa da função ECO ativada.
Segurança
Ambos os sedãs são detentores itens importantíssimos, como o encosto de cabeça para todos passageiros do banco de trás, assim como também os cintos de três pontos. Todavia nesse aspecto o Honda City ganha do Civic, por causa dos seus quatro airbags, enquanto o Civic propicia somente o obrigatório airbag duplo.
No entanto, ele exibe freios a disco com ABS e EBD em todas as quatro rodas, enquanto que o City possui esses itens somente nas rodas dianteiras.
Valor do seguro
O City detém um seguro correspondente a 4% do seu valor. Curiosamente, o Civic tem um seguro mais barato, o equivalente a 2,9% do preço do carro.
Preços das peças
Os dois modelos possuem peças que tem um preço bem salgado. Contudo, as peças do Honda City têm um preço mais competitivo, com R$ 3.687, bem diferente dos R$ 4.260 do companheiro de marca.
Diante de um comparativo como esse, podemos responder que não, o Honda City não é melhor que o Civic. Pelo contrário: o Honda Civic tem mais atributos em geral que o seu irmão.
Agora você sabe que o Honda City não é melhor que o Civic, uma vez que o companheiro de marca tem algumas qualidades a mais. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!



