Programação da Casa da Cultura de Canaã é on-line, gratuita e acessível para surdos

Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás, 22 de abril de 2021 – Nesta sexta-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para celebrar a data, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realizará mais uma edição gratuita e on-line de contação de história. A programação será interpretada na Língua Brasileira de Sinais para que surdos também possam participar.

O conto que será apresentado é a lenda folclórica do uirapuru. Ela fala do amor de um índio por uma menina da sua tribo. Como era um amor proibido, o índio pediu ao deus Tupã para ser transformado em um pássaro. E pelo resto da vida, o seu canto foi ouvido pela sua amada e por toda a floresta.

Para participar da contação on-line basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Ações de incentivo à leitura

Desde o início da pandemia da covid-19, quando as atividades presenciais da Casa da Cultura foram suspensas, a instituição passou a realizar programações virtuais. Com isso, as ações de incentivo à leitura que ocorriam semanalmente no Clube da Leitura migraram para a internet. Em um ano já foram realizadas mais de 30 contações de história on-line, atingindo um público de quase 40 mil pessoas.

De acordo com o gestor da Casa da Cultura, Fernando Guerra, essas ações têm contribuído para incentivar o hábito da leitura no público infantil.

“Temos relatos incríveis de crianças e adolescentes que se encantam com as contações e que, por conta disso, passaram a ler livros junto com pais e amigos. Muitos dos integrantes de nosso Clube da Leitura saíram justamente das ações de contações de história que, de forma lúdica e vivente, aproximam os indivíduos do hábito da leitura”, afirma o gestor.

Nos últimos três anos, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás triplicou as fichas de novos leitores na biblioteca do espaço. Antes da pandemia, mais de 300 pessoas estavam cadastradas no serviço e a média de empréstimo de livros era de mais de 100 exemplares por mês. A instituição conta com um acervo de mais de 5 mil livros disponíveis para empréstimo e consulta.

Descobertas de novos mundos

De acordo com a professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Unifesspa – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Patrícia Romano, a contação de histórias possibilita à criança desenvolver a prática da escuta, o direito de questionar e de descobrir novos mundos.

“Para as crianças, a contação de histórias é fundamental. É assim que elas podem aprender a ouvir, se sentem livres para perguntar, inclusive para pedir, mais uma vez, a mesma história. Seja contada por profissionais contadores de histórias, professores mediadores ou mesmo pelos pais, avós ou familiares, a presença da história contada pela boca das pessoas para as crianças pequenas é fundamental”, afirma a professora.

Serviço

O quê? Contação de história on-line e gratuita.

Quem pode participar? Qualquer pessoa com acesso à internet.

Quando? 24 de abril, às 20h, pelo WhatsApp.

Como se inscrever? Enviando mensagem ou ligando para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Publicidade