O vereador emedebista Cleverson Zajac indicou na última Sessão Ordinária a implantação do Cartão Alimentação Escolar para atender aos alunos matriculados na rede pública de ensino de Canaã dos Carajás. O objetivo do cartão é substituir os kits de merenda distribuídos atualmente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Nós sabemos que estamos passando por um processo muito difícil em decorrência da pandemia, e, muito embora as aulas presenciais permaneçam suspensas, muitos dos nossos alunos dependem da merenda escolar que continuou chegando até eles por meio de kits. Porém, esses kits não alcançaram o objetivo esperado, uma vez que os profissionais da educação vêm enfrentando muita dificuldade, tanto na confecção, como também na distribuição desse material, sem falar que, alguns itens são perecíveis e acabam perdendo qualidade antes mesmo de chegar ao destino”, defendeu o parlamentar.
A indicação de número 076/2021 foi elogiada entres os parlamentares e aprovada por unanimidade. Cleverson destacou ainda que a confecção do cartão contribuirá para evitar o desgaste dos profissionais da educação além de proporcionar aos pais e responsáveis uma maneira mais acessível para a aquisição de alimentos, os quais poderão utilizar as compras de maneira a atender as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes atendidos pela rede municipal de educação. “É ideia é garantir que os estudantes tenham em casa a mesma qualidade nutricional que lhes era proporcionada na escola. O valor do cartão ainda está sendo discutido, mas acredito que seja em média R$ 80 que é o equivalente ao consumo mensal dos alunos as escolas. Também estamos em discussão para que o município possa adquirir pelo menos 30% do valor dos produtores de Canaã, fomentando assim a nossa agricultura familiar”.
Vale ressaltar que a Lei Orçamentária Anual sob o n°930/2020, em sua unidade orçamentária (1527 Fundo Municipal de Educação) prevê orçamentos disponíveis para atender a esta necessidade.
A indicação foi apresentada em caráter de urgência e segue agora para a aprovação da prefeita Josemira Gadelha. “Contribuir com a educação da nossa cidade é um compromisso de campanha e para mim é uma honra poder fazer esta indicação. Este cartão será de grande valia para a nossa classe estudantil da rede pública e tenho certeza de que a nossa prefeita vai acatar a urgência do pedido para a agilizar a implantação deste recurso”, finalizou o parlamentar.

Continua depois da publicidade

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador

Publicidade