Somente Wilson Leite, Maria Pereira, Anderson Mendes, Junior Garra e Flávio Gomes conseguiram se reeleger. Ao todo, nove parlamentares estreiam em 2021. O que você espera do legislativo municipal nos próximos quatro anos?

As eleições municipais deste ano foram, definitivamente, estarrecedoras em Canaã dos Carajás; principalmente na Câmara Municipal. No legislativo, nomes consolidados da política local, como Walter Diniz, Élio do Líder e João Batista, não conseguiram se reeleger. João Batista, por sinal, que foi o parlamentar mais votado em 2012 e o segundo mais votado em 2016, perdeu nada menos que 1 mil votos no intervalo de quatro anos – algo inexplicável.

Continua depois da publicidade

Mais de 30 mil pessoas foram às urnas e optaram por uma renovação de mais de 60% na Casa de Leis. Ou seja, somente cinco parlamentares conseguiram manter suas cadeiras e atuarão por mais quatro anos na Terra Prometida. Somente Wilson Leite, Maria Pereira, Anderson Mendes, Junior Garra e Flávio Gomes foram reeleitos.

A partir de agora, os novos vereadores é que darão as cartas no município. Dinilson José, Cleverson Zajac, Criatura, Antônio do Lanche, Anuarinho, Miguel da Saúde, Cabelo e Chefinho estreiam em 2021 como parlamentares. Destes, somente Chefinho já foi vereador, passou quatro anos fora e voltou como segundo nome mais forte do PL.

Baiano do Hospital, Rael da Marcenaria, Gesiel Ribeiro, João Batista, Walter Diniz, Vânia Mascarenhas, Élio do Líder e João Nunes vão pegar o beco e entregar as chaves de seus gabinetes no final de dezembro. Ainda não é possível explicar quais fatores motivaram a população a não optar por legisladores que já estavam no poder, mas foi possível ver nas ruas uma indignação por conta da inércia de alguns destes parlamentares.

O que se espera da nova Câmara Municipal é que o legislativo esteja, enfim, mais próximo ao povo. Vereadores precisam estar mais próximos àqueles que o elegeram, bem como propor, fiscalizar e conquistar melhorias para toda a comunidade. Sangue novo, geralmente, representa gás para lutar pela comunidade e construir uma cidade melhor.

Publicidade